Embaixador da Itália visita Florianópolis para fortalecer parcerias comerciais com Santa Catarina

  • Foto: Marco Favero -

Comitiva se reúne com secretários estaduais e participa de evento na FIESC para estreitar relações e prospectar oportunidades de negócios

Nesta terça-feira (5), o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, acompanhado de uma comitiva, esteve em Florianópolis para uma série de encontros estratégicos. As reuniões, realizadas no Centro Administrativo do Governo do Estado e na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), tiveram como objetivo principal fortalecer laços comerciais entre a Itália e Santa Catarina, além de explorar novas oportunidades de parcerias e acordos.

Durante o encontro no Centro Administrativo, o embaixador Cortese se reuniu com secretários estaduais, incluindo Juliano Froehner (Secretaria de Articulação Internacional), Cleverson Siewert (Secretaria da Fazenda), Silvio Dreveck (Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço), Evandro Neiva (Secretaria de Turismo) e Patricia Lueders (Secretária Adjunta da Educação). A visita teve como objetivo a busca por oportunidades de investimentos e cooperação entre o estado e a Itália, em um contexto histórico de forte presença italiana na região.

Durante o encontro, o embaixador Cortese destacou o potencial de investimento entre os dois países, apontando o estado catarinense como um polo importante para essas relações. Ele ressaltou que, nos últimos anos, a Itália investiu cerca de 30 bilhões de euros no Brasil e vislumbra a possibilidade de ampliar esses números, aproveitando o marco dos 250 anos da imigração italiana para impulsionar ainda mais as tratativas comerciais.

Para Juliano Froehner, secretário de Articulação Internacional, a presença da comitiva italiana é uma oportunidade para consolidar os laços históricos, culturais e econômicos entre as duas regiões. Ele ressaltou a importância de um olhar voltado para o futuro, enfatizando a intenção de estabelecer parcerias que abarquem tecnologia, pesquisa, educação e integração social e econômica.

Já Evandro Neiva, secretário de Turismo, ressaltou a importância da rica sinergia entre a colonização italiana, a gastronomia e o estilo de vida em diversos municípios e regiões catarinenses para fortalecer ainda mais os laços bilaterais.

Em paralelo, na FIESC, o embaixador e sua comitiva participaram do evento "Oportunidades Comerciais entre Santa Catarina e Itália", buscando estreitar as relações comerciais e identificar oportunidades de negócios entre ambas as regiões. André Armin Odebrecht, vice-presidente da FIESC para a região do Alto Vale do Itajaí, enfatizou o legado histórico da presença italiana no estado e a contribuição significativa para o seu desenvolvimento econômico e cultural.

O vice-presidente da FIESC ressaltou ainda o compromisso da entidade com a internacionalização da indústria catarinense e a promoção do comércio exterior, destacando exemplos recentes de investimentos italianos no estado, como as empresas Marcegalia e Zuchetti.

BRDE conclui participação na COP28 focada na sustentabilidade e parcerias internacionais Anterior

BRDE conclui participação na COP28 focada na sustentabilidade e parcerias internacionais

Micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país Próximo

Micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país

Deixe seu comentário